Construindo laços fortes com o consumo

 

Youpper apresenta estudo inédito
sobre laços de consumo nas redes



Poucas marcas souberam migrar da WEB 1.0 para a WEB 2.0. Também são escassas as empresas nascidas na era das redes sociais digitais que, efetivamente, têm conseguido usar o potencial da WEB para se conectar de maneira satisfatória com os consumidores. Há muitas razões para isto, mas a principal, talvez, seja a que segue: boa parte dos profissionais de comunicação continua exclusivamente preocupada com a produção de conteúdo.

Termos como “Storytelling” e “conteúdo de marca” estão na crista da onda. Espalham-se por cursos, artigos e palestras dos gurus da moda. O que é no mínimo curioso se pensarmos que as maiores empresas de comunicação digital da contemporaneidade não produzem conteúdo: Google, Facebook, Twitter ou Instagram ocupam-se de outra tarefa. A de permitir a construção colaborativa, através da criação de laços sociais, inclusive laços de consumo, entre os muitos usuários da internet. É o que explica o CEO da Yopper, Diego Oliveira:
 
 

"A ruptura estabelecida pela WEB 2.0, que convoca as marcas a se personificarem e dialogarem com o consumidor em plataformas como Facebook e Twitter, faz as práticas de consumo serem fortemente influenciadas pela qualidade e quantidade de conexões entre os muitos atores da rede. Neste contexto, os laços sociais tecidos entre consumidores, influenciadores, empresas e inteligências artificiais precisam ser analisados e metrificados."

 
 
Ainda segundo Diego, o “ouro” da comunicação digital é a conversa. Interações “reativas”, como curtidas, criam laços fracos. Já o diálogo aprofunda a conexão marca/consumidor, e deve ser o foco do marketing digital.

O estudo desenvolvido pela Youpper investigou como o consumidor brasileiro valora as variadas ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais digitais mais populares no país, analisando quais destas ferramentas, na percepção de quem consome, geram laços fortes com as marcas e contribuem para a fidelização e a decisão de compra.

Os resultados da pesquisa serão apresentados em primeira mão num evento fechado para convidados, organizado pela Youpper em parceria com o Luxury Marketing Council, no dia 15 de maio, no Lounge One do Shopping JK Iguatemi. Após a exposição dos dados por Diego Oliveira, haverá um debate mediado pela jornalista e apresentadora Monica Waldvogel, do qual participarão nomes de peso do mercado, a exemplo de Marcela Doria, Head de pesquisa de mídia do Twitter (Latam), Ana Cortat, Co-fundadora da Hybrid CoLab - New Behaviour Driven, e Gustavo Otto, Diretor da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e Vice-Presidente Nacional de Planejamento da NBS.
 

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