a youpper

Manifesto

A palavra protagonismo, com o sentido que conhecemos hoje, surgiu nos anos 1960 como forma de construir narrativas para grupos que, até então, tinham pouca representação social e política, como negros, gays e mulheres, por exemplo.

Nos últimos tempos, a palavra tem sido utilizada de forma tão ampla que, muitas vezes, perde sua força ou sentido de ser.

Mas afinal, o que é ser protagonista? Nós, da Youpper, acreditamos que é aquele (a) que, por meio de atitudes, define e comanda sua trajetória, direciona o rumo de sua história, vivencia o real e, ao mesmo tempo, acredita nas conquistas e nas realizações, sejam elas pequenas, médias ou grandes. E é essa a base da nossa essência: construir histórias reais, encontrar soluções para desafios contemporâneos, fazer com que o seu protagonismo seja a nossa estratégia.

Em um cenário onde há cada vez mais excesso de informações – verdadeiras e fakes – e hiperexposição de tudo, investir em diálogos verdadeiros, autenticidade e em conexões sinceras faz toda a diferença na construção de uma comunicação engajadora e com propósito.

Para protagonizar, ter propósito e engajar é preciso ser autêntico, ou seja, não seguir ondas ou modismos sem compreender a fundo o que, de fato, está por trás da sua decisão; refletir valores, desde que eles sejam os mesmos para todos os lados e pessoas; agir de forma concreta e coerente, só assim será possível realizar um movimento transformador que impacte positivamente e que seja perceptível para a sociedade e para o planeta.

Vivemos a era das transformações instantâneas, das relações líquidas, dos palanques virtuais, onde qualquer um pode ser o que deseja e falar o que pensa, podendo ser um protagonista para o bem coletivo ou não. Para nós, também faz parte do protagonismo inspirar as pessoas, promovê-las, seguir lado a lado em busca de novos caminhos, respeitando o entendimento coletivo e individual, o tempo de transformação e a necessidade de cada um.

Ser protagonista é sonhar, é ser otimista sem perder a razão, é dialogar com todos – sobre tudo e em qualquer lugar -, é saber falar, mas, principalmente, saber ouvir, é olhar para onde nem todos olham, seguir por rotas e direções que nem sempre são as mais seguras, mas com a confiança de que, juntos, somos mais potentes, mais criativos, mais diversos e mais ousados.

Youppers

Diego Oliveira

Atendimento, Pesquisa e Mídia

Publicitário e Mestre em Comunicação pela Cásper Líbero, Especialista em Gestão de Projetos pela FGV, Professor Universitário na ESPM e Faculdade Belas Artes nos cursos de Publicidade e Propaganda. Coordena as aulas de Mídia da ESPM e também atua como Pesquisador dos Grupos do CNPq em Subjetividade, Comunicação e Consumo (GRUSCCO/ESPM) e Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas de Consumo (UFPE). Atualmente, escreve para o blog Ponto de Vista, do Meio & Mensagem, e na revista Let’s Go Bahia.

Valéria Lapa

Atendimento, Estratégia e Planejamento

Graduada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), pós-graduada em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), com especializações em Corporate Communication pela George Brown College (Toronto, Canadá) e Aberje-Syracuse University (Nova Iorque, EUA). Possui passagens pelas áreas de comunicação, marketing, relações institucionais e desenvolvimento social nos segmentos B2B, B2C e terceiro setor. Desenvolve também projetos de Terapia Comunitária Integrativa (TCI).

Claudia Pereira

Novos Negócios, Desenvolvimento de Projetos e Conteúdos

Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero e pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM (foco em marketing e estudo do comportamento do consumidor). Com 25 anos de carreira, já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Propmark e revista Marketing, além de possuir vasta experiência em comunicação corporativa, já tendo integrado equipes na TV Cultura, Grupo Newcomm e coordenado o time de comunicação do Instituto Akatu. Também é idealizadora e editora de conteúdo do blog Família Plural, hospedado no portal Estadão.com.

Fabiana Gimenez

Eventos, Comunicação Corporativa e Institucional

Publicitária pela Universidade Paulista (Unip), MBA em Gestão de Negócios pela FGV e MBA em Marketing pela Fundação Dom Cabral. Trabalhou em multinacionais como a Anglo American, além de agências de comunicação como a AT&T, Trama Comunicação e a RICS, onde foi reconhecida pelo programa CEO AWARDS como o melhor projeto de branding na conferência internacional RICS Summit Brazil.

Kaio Nunes

Redação, Mídias Sociais e Comunicação Integrada

Jornalista formado pela Faculdade Paulus de Comunicação e Tecnologia (FAPCOM), possui experiência com comunicação corporativa, integrada e interna, acumulando passagens pelo Instituto Lina Galvani e Grupo GTP. Trabalhou também com desenvolvimento de oficinas de Educomunicação e em agências de publicidade, como a DIGI, e de assessoria de imprensa, como a Economídia.

Tiago Rocha

Criação, design, publicidade e ambiente web

Designer especialista em design gráfico e de interfaces pela Universidade Salvador. Tem experiências como Designer e Diretor de Arte em grandes agências, estcritórios de design e startups.